23 de ago. de 2011

Mitomania

Você sabe o que é mitomania? Mitomania é um desequilíbrio psíquico de quem mente demais.

O amigo do meu marido há alguns anos arranjou uma companheira, que inicialmente se apresentou a todos como policial federal (aff!). Um tempo depois, nós encontramos o casal novamente, e ela já contava sobre a sua experiência de quando foi a primeira bailarina do Municipal. Numa outra oportunidade, sua mentira lhe fez cometer uma gafe, que arrancou risadas (não deu para segurar) - ela já tinha ido a Europa, inúmeras vezes, de carro (só se foi de carro anfíbio!). Enfim, a moça já disse ser esotérica, com aprofundados conhecimentos; artesã; psicológa; pneumologista; sexóloga, e mais tantas outras coisas, que eu passaria um dia inteiro por aqui contando a vocês. Em resumo, ela é mitômana, ou seja, uma pessoa que mente demais, compulsivamente.

De um modo geral, as pessoas mentem no dia-a-dia, até por uma questão de adaptação social. É muito mais interessante socialmente que você diga uma mentirinha, do que você diga uma verdade em algumas situações, como por exemplo, não atender a uma ligação - Diga que eu não estou! - Essa é uma mentirinha social, não uma doença.

A mitomania é um distúrbio de comportamento, um distúrbio de conduta, que pode ser sério e pode estar associado a casos de depressão, a transtornos de personalidade e que, em alguns casos, podem levar até ao suicídio. Um apoio psicológico é fundamental, portanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário