29 de jul. de 2013

Soberba

O que é a soberba? Um dos 7 pecados capitais, que se caracteriza pelo sentimento de superioridade aliado à arrogância. O soberbo se julga superior e exterioriza esse tipo de comportamento, no sentido de despertar admiração e inveja alheia, o que na verdade não ocorre, vamos combinar!

A soberba não é um privilégio de classe social, ou seja, tanto os mais abastados, quanto as pessoas mais simples podem ter a soberba.

O soberbo se julga melhor em tudo o que faz, em tudo o que diz, em tudo que pensa, se considera O SER fundamental nesse planeta. O soberbo precisa se sentir superior para ter elevada a sua autoestima. O soberbo não reconhece o mérito das outras pessoas, porque ele crê que em qualquer ação, ele teria feito melhor, teria feito diferente, teria tido a solução para qualquer problema da humanidade.

O soberbo tem a mania de conjugar os verbos sempre na primeira pessoa - eu faço, eu aconteço, eu sou, eu tenho...

Entenda uma coisa: se você é bom (boa) no que faz, ok, você trabalhou duro pra isso, estudou pra isso, muitas vezes passou sufoco para chegar onde queria... portanto, destacar suas qualidades não é sinal de soberba. A soberba é quando você passa a acreditar que tudo o que é seu é melhor, que o que você fala é a verdade absoluta, que o mundo sem você não existiria.

Eu, em particular, não tenho paciência para esse tipo de gente. Pra mim, a perfeição só habita em Deus...e ponto!

Confira também:

Inveja

Nenhum comentário:

Postar um comentário