7 de set. de 2013

A dieta do tipo sanguineo

Há alguns anos, um médico americano naturopata, Peter D' adamo, após décadas e décadas de pesquisa, publicou um estudo referente aos tipos sanguineos - predisposição a doenças, intolerâncias, influências dos alimentos, bebidas indicadas e a serem evitadas, tipos de exercícios físicos, enfim. Para cada tipo sanguineo, o médico indicou os alimentos classificando-os em três grupos: benéficos, neutros e os nocivos.

  • Alimentos benéficos: Na dieta do grupo sanguíneo, os alimentos benéficos são aqueles quem fazem bem ao organismo prevenindo doenças e eliminando peso.
  • Alimentos neutros: Os alimentos neutros não fazem nem bem e nem mal e servem como complemento aos alimentos benéficos.
  • Alimentos nocivos: Os alimentos nocivos são aqueles que possuem as toxinas das quais já falamos e o seu consumo causa as inflamações, lentidão no metabolismo, acumulo de líquidos e de gordura.
Nós podemos pensar nos tipos sanguineos como carros. Cada modelo foi projetado para utilizar um tipo específico de combustível. Logo, se colocarmos outro tipo de combustível, o carro apresentará problemas para se locomover e poderá até causar danos irreversíveis às peças. E assim está relacionada a dieta sanguinea ao tipo de alimentação recomendada a cada indíviduo.

Vamos identificar os tipos sanguineos e suas principais características:

  • Sangue tipo A: 36% da população mundial – São cultivadores, agricultores, alimentam-se de legumes e verduras e evitam carnes.
  • Sangue tipo B: 10% da população mundial – São nômades e portanto possuem um sistema imunológico mais forte, por esse motivo tolera bem os derivados do leite.
  • Sangue tipo AB: 4% da população mundial – São uma mistura dos grupos A e B e portando possuem uma dieta mais heterogênea já que comem alimentos dos dois grupos.
  • Sangue tipo O: 50% da população mundial – O tipo sanguíneo mais antigo do mundo. Ativos, musculosos e grandes consumidores de carnes.
Embora alguns médicos não acreditem no êxito dessa dieta, alguns famosos testaram e aprovaram.No Brasil, a atriz Claudia Raia conseguiu eliminar 7 kg fazendo a dieta.

O lado bom dessa dieta é que ela não demanda gastos extras com alimentação, uma vez que, de acordo com o seu tipo sanguineo, basta acrescentar ou evitar os alimentos comuns do dia a dia. Já o lado delicado é fazer em família, pois cada um tem o seu tipo.

Como em toda dieta, comer de três em trêas horas; beber muita água e praticar exercícios físicos, ao menos, duas vezes na semana.

Mais adiante, eu trarei a dieta de cada tipo sanguineo!

Um abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário