28 de mai. de 2019

Fisiognomonia: A testa

O rosto exterioriza aquilo que temos internamente. O começo de tudo foi na Índia, quando os médicos começaram a estudar as rugas, suas causas e suas origens. Mais tarde, os chineses, sempre observadores, levaram a técnica para a sua terra e adaptaram o estudo à medicina chinesa. Os chineses faziam diagnósticos médicos apenas olhando para a pessoa. Sabiam sobre seus costumes, personalidade, hábitos, pois tudo estava traçado em seus rostos. E assim nasceu a fisiognomonia, que é a leitura do rosto e do corpo.

Na leitura, o rosto expressa a maior parte das características do indivíduo. Já o contorno do corpo  expressa a forma com a qual ele se comporta. Juntando as duas coisas, a leitura fica perfeita.

O assunto parece complexo e, na verdade, é. Vamos começar pelo rosto, que se divide em 3 partes:



A 1ª parte compreende a testa;
a 2ª vai das sobrancelhas ao nariz e
a 3ª começa a partir do nariz e vai até o queixo.

Para entendermos melhor sobre as 3 áreas, eu fiz o desenho de um rosto, já pedindo desculpas pelo mesmo, que você também pode fazer aí na sua casa.


Repare agora no acréscimo que fiz , e você também já pode acrescentar: um círculo na testa (que poderíamos chamar de ponto da 3ª visão, muito famoso entre os holísticos) e dois traços ao lado da boca, simbolizando aquele bigodinho chinês, que boa parte da mulherada tem verdadeiro horror.  Mas é bom saber que ele faz parte, ok?
Após o acréscimo, você consegue visualizar um bonequinho? Perceba: o círculo, representando a cabeça;  as sobrancelhas representando os braços; o nariz, representando o tronco; e o bigodinho chinês, as pernas. 

Tendo a visão desse bonequinho em mente, torna-se mais fácil entendermos as 3 divisões do rosto, conforme a 1ª imagem:



Ou seja, na testa, onde fica a cabeça do bonequinho, nós temos a área do pensamento, da inteligência, da capacidade mental.


Quanto mais larga a testa, mais capacidade de armazenamento há, ou seja, denota-se pessoa boa de recordações e elaborações de ideias.

A testa larga também denota pessoa de mente aberta, o que significa que é alguém que aceita bem as ideias das outras pessoas e se entusiasma com facilidade.


A testa estreita, ao contrário da testa larga, denota pessoa analítica, específica, não aberta a novas ideias, ou ao confronto de ideias. Ela é focada. E por isso, pelo 'estreito espaço', a pessoa não gosta muito de dividir o seu espaço, encontra dificuldades em se relacionar de forma mais profunda.



Testa alta. Vamos fazer uma associação aqui de alta, como cabeça nas nuvens, nas alturas. Assim é a pessoa de testa alta. Pessoa ligada à espiritualidade, ao filosófico, de ideias mais elevadas, portanto, pessoa bastante compreensiva. Agora, também é alguém que quando coloca uma coisa na cabeça, dá-lhe teimosia!


Testa baixa é característica da pessoa materialista, que busca o concreto, de objetivos precisos. Possui grande capacidade de empreendedorismo.





E aí, qual o seu tipo de testa? A minha é o tipo alta!

Um abração!

3 comentários:

  1. Bom dia! Não sei se você, Monique, conseguirá ler isso.
    Meu nome é André, sou mestrando de artes
    cênicas e desenvolvo uma pesquisa com máscaras teatrais e me embazo muito na fisionomonia para a confecção. As poucas explicações que encontrei nesta postagem do seu blog foi a melhor que encontrei, nem muito aprofundada e ao mesmo tempo super elucidativa. como eu nao tenho fins científicos, e sim poético e artísticos gostaria de saber se você fez ou poderia fazer outra postagem dessa, mas comentando também da parte emotiva e da parte instintiva da mesma forma como fez da parte intelectual. Seria de grande valia ara minha pesquisa.
    Gratíssimo.
    PS me responda por email por favor, se puder

    ResponderExcluir
  2. Olá Monique. Tudo bem? Parabéns pela postagem! Estou iniciando meus estudos sobre fisiognomonia e achei super rico este conteúdo. Poderia por favor me informar a fonte de materiais como este? Grande abraço.

    ResponderExcluir